quinta-feira, 16 de março de 2017

Segundo a Bíblia para onde vão os mortos?

A Bíblia diz que os mortos ou vão para junto de Deus ou para o tormento. A morte não é o fim. Ficamos separados dos nossos corpos mortais mas continuamos a existir como indivíduos.


Onde vamos depois da morte?

Quando morremos, os nossos corpos físicos deterioram e o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Mas a alma (a parte de nós que tem a personalidade, os sentimentos e a vontade) continua a existir, à espera da ressurreição e do Juízo Final. Na ressurreição, todos voltarão aos seus corpos para serem julgados.


Em Lucas 16:19-31, Jesus conta uma história que explica o que acontece com os salvos e com os que rejeitam a Deus. Uns vivem em paz eterna, outros em tormento eterno.

Os salvos:

Aguardam a ressurreição em paz, com Jesus;
Ressuscitarão e receberão corpos gloriosos, imortais;
Serão julgados para receber recompensas;
Morarão por toda a eternidade com Deus.

Os que rejeitam a Deus:

Aguardam a ressurreição em tormento;
Ressuscitarão, mas a Bíblia não diz como serão seus corpos (Daniel 12:2);
Serão julgados para a condenação de seus pecados;
Serão lançados no lago de fogo para a eternidade.

Existe purgatório?

Não, a Bíblia não fala sobre purgatório. O purgatório é suposto ser um lugar intermédio, onde algumas pessoas ficam até pagar pelos pecados, depois vão para o Céu. Esse conceito não tem fundamento bíblico. A Bíblia diz que nós decidimos nosso destino enquanto estamos vivos. Depois da morte não podemos fazer mais nada.


É impossível pagar o preço total pelos nossos pecados. Foi por isso que Jesus veio à terra. Sendo Deus e sem pecado, o preço que Ele pagou na cruz foi perfeito. Seu sacrifício pode pagar todos os pecados (Hebreus 9:27-28). Basta aceitar Seu pagamento por você. Não há mais nada que podemos ou precisamos fazer para ser salvos.

"Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas. "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. "Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. "Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’. "Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’. " ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’. "Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’




1 comentário: