domingo, 19 de março de 2017

Tatuagens, Brincos e Piercings segundo a biblia

O que a Bíblia diz sobre piercing?

A Bíblia não fala muito sobre piercing. Nos tempos da Bíblia era comum usar brincos nas orelhas e piercing no nariz. Cada crente pode decidir de acordo com sua consciência se deve ou não fazer um piercing.

Crente pode fazer piercing?

A Bíblia não tem regras claras sobre piercing, por isso é uma questão de consciência. Se você quer fazer um piercing, faça algumas perguntas primeiro:
  • Por que quero fazer? A intenção é tão importante como o ato. Não faça piercing por motivos errados, como rebeldia. Deus se interessa mais por seu coração que com sua aparência – 1 Samuel 16:7
  • É aceitável em minha comunidade? Alguns piercings são mais aceites que outros em certas sociedades. Se onde você mora o tipo de piercing que você quer fazer está associado a coisas erradas, como quadrilha ou seitas, é melhor não fazer, para não dar mau testemunho – Romanos 14:16
  • Tem ligações religiosas? Alguns piercings são feitos como parte de rituais de outras religiões. Esse tipo de piercing pode parecer inofensivo mas é muito perigoso e ofende a Deus
  • Quais serão as consequências? Um piercing é um furo permanente no corpo. Pense no futuro. Dentro de dez, vinte, trinta anos, ainda vai ser bonito? É em algum lado que facilmente fica infetado? Vai ser em algum lugar muito visível, que pode dificultar a procura de emprego?
  • Minha consciência permite? Se sua consciência não permitir, não faça. É melhor ficar em paz com a consciência – Romanos 14:22-23
Piercing na Bíblia
O Novo Testamento não fala sobre piercing. O Antigo Testamento fala sobre três tipos de piercing:
  • Para adorno – as mulheres usavam brincos nas orelhas e pendentes no nariz para se embelezarem. Alguns homens também usavam brincos, dependendo da cultura – Cânticos 1:10
  • Por ritual pagão – os povos vizinhos de Israel se cortavam e faziam furos no corpo por causa dos mortos e para adorar seus deuses falsos – Levítico 19:28
  • Para ser escravo – de acordo com a Lei de Moisés, todo escravo israelita deveria ser liberto depois de sete anos. Mas se o escravo quisesse continuar como escravo, sua orelha deveria ser furada no batente da porta do seu amo e ele seria escravo pelo resto da vida – Deuteronômio 15:16-17
O tipo de piercing que é claramente condenado na Bíblia é o piercing por motivos religiosos pagãos, porque é um ato de idolatria. O crente não deve fazer um piercing como parte de um ritual de outra religião. Isso é errado.
A Bíblia não condena os piercings para adorno. Se enfeitar com jóias era um sinal de alegria. Somente se tornava errado quando as pessoas se preocupavam mais com sua aparência que com obedecer a Deus. As leis sobre escravatura não se aplicam ao nosso contexto.

Já fiz piercing. O que faço?

Se você fez piercing mas sentiu de Deus que foi errado, arrependa-se e peça perdão a Deus. Se conseguir, tire o piercing. O furo vai ficar lá mas não se preocupe. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9). Se você se arrependeu, você está livre da condenação.

O que a Bíblia diz sobre homem usar brinco? É pecado?

A Bíblia não diz que homem usar brinco é pecado. O brinco não é necessariamente um adorno feminino. Tanto homens como mulheres usavam brincos nos tempos da Bíblia. Cada homem pode seguir sua consciência sobre o assunto.

O brinco na orelha era um adorno muito popular nos tempos da Bíblia. Usar brinco era um sinal de beleza e alegria. Homens de muitos povos usavam brincos e nada na Bíblia indica que só as mulheres podiam usar.
Na lei do Antigo Testamento, um escravo hebreu devia ser libertado depois de seis anos de trabalho. Mas se quisesse continuar sendo escravo, seu senhor devia furar sua orelha contra a porta da casa. Esse seria um símbolo que era escravo para a vida (Deuteronômio 15:16-17). No entanto, essa regra não significa que todo o homem de orelha furada era escravo.

Homem pode usar brinco hoje?

Isso depende da consciência de cada homem e do significado que usar brinco tem em sua comunidade. Por exemplo, se onde você mora só membros de quadrilha usam brinco, é melhor não usar. Se pergunte: vai causar muitos problemas em minha comunidade? Se não há problema, pode usar. Mas se você tiver dúvidas sobre o assunto ou sua consciência não permitir, não use (Romanos 14:22-23). Peça sabedoria de Deus para fazer o que é melhor.

O que a Bíblia diz sobre tatuagem?

Bíblia fala sobre tatuagem apenas uma vez, no livro de Levítico:

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor".  - Levítico 19:28
A passagem em Levítico revela uma proibição muito particular para o povo de Israel. Como várias outras proibições (como sobre o que comer, ou vestir, por exemplo) esta tinha o objetivo de separar o povo de Deus dos restantes povos e não é diretamente aplicável a nós hoje. Mas deve nos fazer pensar.

Então, crente pode ou não pode fazer tatuagem?

O novo testamento não aborda diretamente a questão das tatuagens. Hoje o cristão está sob a nova aliança, e portanto tudo lhe é permitido - mas nem tudo lhe convém (1 Coríntios 6:12). É aí que cada um deve analisar seus motivos e fazer essa pergunta a si mesmo: De que maneira estarei exaltando a Cristo fazendo uma tatuagem?
Lembre o que Paulo disse em 1 Coríntios 10:31:
Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisafaçam tudo para a glória de Deus.
É possível eu fazer uma tatuagem para a glória de Deus? Se você conseguir responder a essa pergunta, e o Espírito Santo lhe der uma consciência tranquila sobre o que está fazendo, você é livre para fazer uma tatuagem.
Recorde também que existem várias passagens que nos dizem que o corpo do cristão é algo especial, que deve ser tratado com respeito - é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19).
Uma tatuagem é uma coisa permanente (ou quase - remoções são processos muitas vezes caros, dolorosos e ineficazes). Por isso, pense muito bem antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem.
Se você pertence a uma igreja, fale com o seu pastor, ou alguém da liderança, que pode te orientar nessa decisão.

Já fiz, e agora?

Em nenhum lugar a Bíblia diz que fazer tatuagem é um pecado imperdoável. Se você fez tatuagem, antes ou depois de se converter, e sentiu convicção da parte do Espírito Santo de que foi um erro, você recebe perdão ao confessar isso. Não precisa se martirizar.


Tatuagem é pecado?

Tatuagem é pecado quando o motivo para fazer é errado. Fazer ou não fazer uma tatuagem é uma decisão que cada crente deve tomar de acordo com sua própria consciência, pedindo sabedoria a Deus.

O único versículo que fala diretamente sobre tatuagem é Levítico 19:28. Podemos entender desse versículo que é pecado fazer tatuagem para cultuar os mortos ou como participação em qualquer tipo de ritual pagão.

Deus quer que cuidemos de nossos corpos (1 Coríntios 6:20). Uma tatuagem é uma coisa permanente, pense bem antes de decidir fazer. Faça algumas perguntas:
  • Essa tatuagem honra a Deus? Evite mensagens ou símbolos anti-bíblicos.
  • O processo é seguro? Evite métodos de tatuagem duvidosos, que podem causar infeções.
  • Vai ter consequências negativas em minha vida? Em algumas situações tatuagens podem ser motivo de exclusão social ou de perda de emprego.
  • Vai ser um bom ou um mau testemunho? Se passar a mensagem errada, não faça.
  • Minha consciência permite? Se sua consciência não permitir, não faça! - Romanos 14:22-23
Muitas coisas se tornam pecado por causa da motivação por trás. A tatuagem em si poderá não ser ruim mas a intenção é mais importante. Dois motivos errados para fazer tatuagem são:
  1. Por rebeldia – não faça para irritar ou escandalizar outras pessoas. Se você não é adulto, não faça sem a aprovação dos pais – Efésios 6:1-3
  2. Para se exibir – sua preocupação não deve ser conseguir atenção com seu aspecto – 1 Pedro 3:3-4

1 comentário: